O seguro-fiança é uma das garantias de contrato de aluguel favoritas atualmente.

 

Fiador é praticamente coisa do passado. Além da dificuldade de encontrar alguém disposto a essa responsabilidade, o mercado imobiliário se rendeu às facilidade do seguro-fiança, que traz vantagens tanto para o locatário quanto para o proprietário do imóvel.

O seguro-fiança é uma das garantias de contrato de aluguel favoritas atualmente. Além de dispensar a necessidade de um fiador, ele assegura o valor do aluguel em caso de inadimplência e cobre todas as obrigações locatícias, como multas, encargos e danos ao imóvel.

Por isso, os dois lados são beneficiados! Para o inquilino, há a comodidade de contar com uma proteção completa e sem saia justa com familiares e amigos, que têm o direito de se negar a ser fiador. Já o proprietário tem a segurança de não sofrer prejuízo financeiro e nem enfrentar longas disputas judiciais, caso o inquilino não cumpra com suas obrigações.

 

Dicas para contratar o seguro-fiança

O locatário deve procurar uma corretora ou profissional especializado em seguro-fiança. O valor é em torno de um aluguel e meio, pago anualmente. Para contratar, o locatário deve comprovar renda mensal equivalente a quatro vezes o valor mensal do aluguel (valor que pode ser compartilhado com até três moradores do imóvel).

Algumas corretoras apresentam diversas facilidades na contratação, como renovação automática durante todo o tempo de contrato e parcelamento do valor do seguro. Em caso de inadimplência, o proprietário lida diretamente com a seguradora, que deve fazer o pagamento em até 30 dias.

O seguro também cobre as despesas de qualquer eventual processo de despejo, como os honorários advocatícios. Tantos benefícios tornam o seguro-fiança como a principal modalidade na locação de imóveis nas grandes cidades, especialmente com a inclusão de serviços que agradam também os inquilinos, como serviços de pintura, manutenção elétrica e hidráulica.