Você já ouviu falar em “prédio verde”? É o nome que se dá a empreendimentos construídos de forma sustentável, em harmonia com o meio ambiente. Podem ser prédios, casas, monumentos ou qualquer outro tipo na construção civil.

Para viabilizar um prédio verde, a construtora deve estudar formas de minimizar os custos e gastos, impactando o mínimo possível na natureza.

Normalmente, são utilizados produtos reciclados, água reaproveitada e energia solar. Madeira de reflorestamento e tudo que promover uma renovação dos bens naturais também têm prioridade nas construções verdes.

Outra preocupação é a comunidade em que a construção está inserida. Nada deve interferir na qualidade de vida das pessoas.

Confira algumas das diferenças do prédio verde em relação a outras construções:

– Uso de madeira plástica: bastante parecida com a madeira tradicional, ela é feita de plástico reciclável e pode ser utilizada como revestimento de piso.

– Solo cimento: mistura compactada, homogênea e curada do solo, água e cimento. O resultado é um produto resistente à compressão e impermeabilidade.

– Tecido greenscreen: bloqueia a radiação de forma a utilizar a energia solar de forma racional. É utilizado em cortinas e persianas.

– Telhas ecológicas: cada vez mais fácil de ser encontrada, a telha ecológica é feita de material reciclado, como papel, resina ou asfalto.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre a construção sustentável. Existem muitas outras características que definem esse tipo de construção. Para ser considerado um prédio verde, a construção deve ter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design).