Um dos ícones da arquitetura clássica, a boiserie se mantém firme na decoração até os dias atuais. Com origem na França dos séculos 17 e 18, essa moldura delicada era bastante utilizada pela realeza, trazendo mais elegância ao ambiente e colaborando com o isolamento térmico do cômodo.

Versatilidade na decoração

A boiserie normalmente aparece nos formatos quadrado ou retangular, em linhas retas ou com detalhes provençais. Já o material é mais variado, indo do trabalho em gesso, cimento até o isopor.

 

boiserie

Foto: Pinterest

 

Essa versatilidade permite que a sua aplicação seja mais prática atualmente, com cola, promovendo composições contemporâneas com quadros, bastidores e outros elementos.

Outra dica é explorar a diferença de cor entre parede e boiserie, ressaltado o relevo e deixando a decoração mais moderna. Solte a criatividade combinando-a também com o papel de parede.

O acessório também é bastante utilizado para trazer um efeito de divisão de ambientes, com a aplicação na metade inferior ou superior de paredes. É uma forma super charmosa de decorar!