Um dos pontos de maior dúvida na hora de reformar um imóvel é a escolha do revestimento para o piso. Existem vários estilos, cores, texturas, acabamentos e matérias-primas. Os que fazem mais sucesso nos lares brasileiros é o vinílico e o porcelanato. Mas, qual escolher?

Onde o revestimento será aplicado?

Essa é a primeira pergunta que deve ser respondida, para que seja possível avaliar os prós e contras de cada revestimento. Esse passo é importante para definir o conceito de decoração, medidas do ambiente, funcionalidade do espaço e se é interno ou externo. Vamos entender melhor?

Porcelanato

A versatilidade é uma das marcas do porcelanato, que pode ser usado em ambientes internos ou externos, como varandas, fachadas, salas, cozinhas, banheiro, quartos, etc. Também pode ser aplicado em bancadas e nichos, promovendo sofisticação e um toque moderno na decoração.

Você pode escolher entre vários tipos de piso de porcelanato, como polido, acetinado, esmaltado, rústico, entre outros. Com instalação rápida, tem um preço elevado em relação aos revestimentos comuns.

Quais são as vantagens do porcelanato?

A variedade decorativa do porcelanato é a sua principal vantagem. É possível encontrar placas de diversos tamanhos, cores e texturas com elementos que lembram pedra, madeira, metal, cimento, couro, etc. Também é muito resistente, durável e impermeável.

E as desvantagens?

É um piso frio, não oferecendo conforto térmico. Também pode ser escorregadio, especialmente quando molhado, o que dificulta a convivência de crianças, idosos e animais domésticos.

Piso vinílico

Também conhecido como PVC, o vinílico é um piso ecológico, produzido a partir de plásticos reciclados. É encontrado em manta, régua e placa, sendo mais indicados para ambientes internos, sem umidade. Então, nada de pensar nele para banheiros!

Quais são as vantagens do vinílico?

Sabe a técnica piso sobre piso? O vinílico é perfeito para isso, uma ótima opção para uma reforma rápida. A instalação é prática, sem sujeira, feita com cola.

O revestimento é antialérgico, já que não retém poeira, o que também ajuda a manter o piso longe de traças e cupins. Possui excelente conforto térmico e fácil manutenção, com limpeza com pano úmido. Não mancha!

E as desvantagens?

Não é um piso adequado para áreas externas e ambientes com móveis de pés pontiagudos, que podem marcar o revestimento. Possui durabilidade média – no máximo, 15 anos – necessitando de uma renovação após o período.

E, aí? Qual foi a sua escolha? Conta pra gente qual revestimento você escolheu!