Você pretende contratar um seguro residencial? Essa decisão é cercada de dúvidas, especialmente com a ampla variedade de tipos de cobertura, para atender diferentes necessidades e preços.

Para você contar com todos os benefícios dessa proteção, preparamos um artigo que faz um resumo com as principais dúvidas sobre o seguro residencial.

Para que serve o Seguro Residencial?

O seguro residencial protege o imóvel aos principais riscos que ele está exposto, como incêndio, roubo, furto, raios, vendavais e outros fenômenos que podem trazer prejuízos à construção. Algumas operadoras também incluem danos a terceiros em coberturas especiais, aumentando a abrangência e as vantagens de contratar um seguro residencial.

O que a versão básica do seguro residencial protege?

Em sua versão básica, o seguro residencial costuma proteger o imóvel contra incêndio, queda de raio e explosões. Além da estrutura da construção – paredes, piso, teto – também há a possibilidade de incluir tudo o que estiver dentro do imóvel no seguro, como móveis, objetos, eletrônicos, obras de arte, entre outros.

E essa cobertura pode crescer de acordo com as necessidades do contratante, lembrando que a apólice ficará mais cara conforme a lista de proteções aumentarem. Em locais com terremotos, por exemplo, esse tipo de sinistro é comum entre as seguradoras, assim como quem possui imóveis na praia precisa de proteção para alagamentos.

Como funciona o seguro residencial?

A partir do contrato firmado entre o proprietário do imóvel e a empresa seguradora, o contratante já está protegendo seu bem dos possíveis sinistros que constam na cobertura.

Além da proteção contra prejuízos, grande parte das seguradoras atualmente oferece outras comodidades, como forma de fidelizar os clientes. Entre os principais atrativos estão os pacotes de serviços para o lar, como chaveiro, encanador, eletricista, etc. Esses “extras” podem ter um custo ou não, dependendo de cada contrato.

Como devo agir caso precise acionar o seguro residencial?

Caso o imóvel passe por algum evento que esteja dentro da cobertura do seguro residencial, a seguradora deve ser acionada para que o proprietário do imóvel seja indenizado – dentro do valor estipulado em contrato – para realizar os reparos necessários.

Com a formalização do aviso de sinistro e apresentação dos documentos exigidos, a seguradora tem um prazo para fazer o pagamento. Para evitar transtornos no momento de receber a indenização, o proprietário não deve ocultar informações sobre o imóvel, como a finalidade para o qual é utilizado.

Dicas para escolher a melhor opção de seguro residencial

– Leia atentamente a apólice antes de assinar, já que é o documento que garantirá os direitos do proprietário em caso de sinistro.

– Tenha atenção em cada uma das cláusulas, especialmente para as que citam a cobertura e do que é excluído do pagamento de indenização.

– Busque informações sobre a empresa seguradora, da sua credibilidade do mercado e converse com pessoas que já utilizaram o serviço.