Quem deseja alugar um imóvel, sabe que uma das etapas deste processo é a busca por um fiador. A tarefa é árdua, diante das muitas condições impostas, como a necessidade de uma renda três vezes maior que o valor do aluguel e ser proprietário de um imóvel na cidade.

Apesar de existirem outras formas de formalizar a locação, como o seguro fiança e o depósito, o fiador ainda é a primeira alternativa buscada na hora de alugar um imóvel, pois não envolve custos extras para o locatário.

Mas, como iniciar essa busca?

Procure pessoas próximas

A confiança entre fiador e locatário é o primeiro passo para ter sucesso na negociação. Por isso é natural que o fiador seja uma pessoa próxima, como familiares e amigos íntimos. Afinal, ser fiador envolve riscos e é um favor que só uma pessoa com muito apreço aceitaria fazer.

Mas, lembre-se de levar em conta as particularidades da situação e das atuais condições de vida da pessoa, para evitar que ela tenha que negar. Quem está passando por dificuldades na vida pessoal ou profissional, como cônjuge desempregado, crises financeiras no negócio que administra ou até casos de doença na família, podem não estar dispostas a assumirem esse compromisso.

Seja sincero

Após escolher a pessoa, o segundo passo é ser muito franco sobre a situação e as necessidades para a locação do imóvel. Explique as exigências da imobiliária e o valor do aluguel. Uma boa ideia é expor a sua atual situação financeira e planos futuros, garantindo que não terá problemas para arcar com o aluguel.

Isso é especialmente importante pois um dos principais medos de quem é convidado para ser fiador é o fato de que estará se responsabilizando pela dívida em casa de inadimplência.

Negocie

Se a imobiliária ou proprietário do imóvel não se mostrarem satisfeitos com o perfil de fiador que você apresentou, tente negociar. Na maioria das vezes, os profissionais podem e tentarão ajudar.

Quais são os documentos exigidos para o fiador?

  • comprovante de residência;
  • RG ou CPF;
  • comprovante de renda (que seja superior a três vezes o valor do aluguel e dos encargos);
  • última declaração do Imposto de Renda;
  • comprovante de estado civil (certidões de nascimento, casamento, divórcio);
  • cópia da matrícula atualizada do imóvel que possui;

Fique ligado em nossos próximos artigos, que falaremos mais sobre o fiador e outras garantias na hora de alugar um imóvel. Tem dúvidas? Deixe sua pergunta nos comentários!