Pintar as paredes

é uma das formas mais populares de renovar a decoração da casa. Mas, além de uma cor que exale personalidade, você precisa estar atento a outros detalhes sobre o produto.

Você conhece os diferentes tipos de tinta do mercado e suas indicações? Preparamos algumas dicas para te ajudar a dar uma cara nova para o seu lar!

Como escolher o tipo de tinta?

Preço! Pode comprar a mais barata?

O primeiro passo é não confundir o preço baixo com economia, pois o custo-benefício não é atraente nesse caso. Tintas mais baratas e com qualidade inferior exigem mais demãos, além de apresentarem um cheiro mais forte e serem mais suscetíveis a manchas.

Teste da cor

Você sabia que a tinta muda de cor após seca? Então vale a pena fazer um teste em uma área pequena da parede (e deixar secar) para ter certeza do resultado final da pintura. Para isso, compre uma latinha pequena ou solicite uma amostra na loja.

Verifique o lote

Quem comprar uma quantidade grande de latas de tinta também deve ter atenção ao lote. Latas com lotes diferentes podem apresentar diferenças nas tonalidades, o que fará diferença após a secagem.

Não exagere

Faça o cálculo do volume de tinta necessário e evite comprar uma quantidade muito excedente, que só resultará em desperdício de dinheiro. Aprenda como calcular:

  • Meça o cômodo que você pretende pintar;

  • Na lata do produto, verifique a metragem que uma lata consegue pintar;

  • Lembre-se que uma boa pintura exige de duas a três demãos.

Tinta para cada tipo de cômodo

Atualmente existem diversos tipos diferentes de tinta no mercado, específicas para cada cômodo. E isso não é apenas uma estratégia de marketing! A tecnologia está aí para nos ajudar no resultado final e durabilidade do produto.

Para evitar paredes descascando e com bolor, por exemplo, você precisa verificar se a tinta escolhida é adequada para aquele cômodo.

Banheiros e cozinhas são ambientes que exigem produtos mais resistentes à umidade. Normalmente, tintas para esses espaços possuem resina acrílica, que é impermeável e pode ter acabamento acetinado, semibrilho ou fosco. Esse tipo de tinta também é bastante utilizada em ambientes externos, expostos à ação do tempo.

Já outros cômodos podem se beneficiar de tintas que não precisam de manutenção frequente, à base de água, com secagem mais rápida e odor mais leve. É o caso da tinta látex (ou PVA).

Onde a tinta será aplicada?

Outro detalhe importante é a superfície que a tinta será aplicada, já que além de paredes é possível pintar madeira, azulejos, metais e até plásticos. Na hora da compra, verifique marcas que possuem produtos específicos para esses tipos de material.

Pronto! Escolher a tinta para renovar a sua casa ficou bem mais fácil, não é mesmo? Conta pra gente o cômodo que você pretende pintar!