Uma das novidades para quem deseja renovar a decoração de casa sem muito quebra-quebra é a técnica piso sobre piso. Com ela, é possível trocar os revestimentos desgastados pelo tempo sem a necessidade de retirá-los. Como? Colocando um novo sobre eles.

A técnica reduz bastante a sujeira e o custo de mão de obra. Além disso, a reforma é finalizada de forma mais rápida, sem entulho. E, dependendo das suas habilidades, dá para colocar a mão na massa. Mas é preciso atenção em alguns detalhes, como pisos soltos. Nesses casos, pode ser sinal de umidade ou infiltração, então os profissionais não recomendam “tapar o sol com a peneira”.

Entre as desvantagens, o ambiente que recebeu o piso sobre piso fica com um degrau extra, em relação aos demais. Mesmo sendo algo quase imperceptível – a maioria dos pisos fica com meio centímetro de altura – o novo piso pode afetar a soleira das portas. Para resolver isso, o profissional faz uma inspeção sobre esse desnível e serra a base da porta.

Nossa dica é investir em um profissional para fazer o serviço, especialmente se você quiser mudar o estilo do piso – dos tacos para o porcelanato, por exemplo. Um arquiteto ou designer possuem a capacitação de avaliar o estado do piso antigo e verificar se o piso sobre piso pode ser aplicado.