Com a vida moderna (e mais cara), vimos nos últimos anos uma valorização nos apartamentos pequenos. Apesar do espaço menor, é possível viver de forma confortável, especialmente se a reforma priorizar a otimização dos ambientes.

Selecionamos 5 dicas para você reformar o seu apartamento e aproveitar todo o espaço com praticidade:

1 – Paredes de cores claras

Essa dica parece clichê, mas muita gente esquece desse conselho de ouro para trazer amplitude para os ambientes. Ao escolher o branco ou o off-white, por exemplo, você consegue maior reflexão do luz e disfarça os limites do espaço, favorecendo a ilusão de que o cômodo é maior.

2 – Invista no conceito aberto

Tendência já há alguns anos nos lares norte-americanos, o conceito aberto também ajuda a aumentar a ilusão de amplitude em apartamentos pequenos. Para a integração dos ambientes, o exemplo mais comum é unir a cozinha com a sala de jantar ou estar.

3 – Evite forros de gesso

Se o pé direito é baixo, o forro de gesso pode deixar o ambiente ainda menor, por conta da sua característica “rebaixada”. Para usar esse tipo de acabamento, o ideal é que a altura do chão ao teto seja de, no mínimo, 2.40 m para os banheiros e 2,60 m para os outros cômodos. Menos que isso, a sensação é de “sufocamento”.

Para quem deseja trazer mais aconchego e um diferencial para o teto, o ideal é apostar em elementos como iluminação e texturas, evitando o forro de gesso.

4 – Janelas grandes

Você já pensou no papel das janelas na decoração do seu apartamento? Apesar de quase sempre estarem cobertas com cortinas, as janelas podem ajudar a otimizar o espaço em um apartamento pequeno. Quanto maiores, mais luz natural. Dica: prefira persianas – ao invés de cortinas de tecido – para ajudar na amplitude do ambiente.

apartamento pequeno em santos

5 – Móveis planejados

Aproveite cada centímetro dos ambientes com os móveis planejados. Eles vão criar espaços onde nem imaginávamos que pudéssemos guardar coisas, como quinas, vãos embaixo de escadas e as áreas próximas ao teto.

Gostou das dicas? Então compartilhe com amigos e familiares que estão planejando uma reforma e deixe seu feedback para a gente!