Quem precisa estudar ou trabalhar em casa sabe bem da importância de planejar a decoração de home office confortável e funcional. Apesar de parecer fácil planejar esse ambiente, é necessário pensar em diversas nuances e as possibilidades do cômodo, inclusive para quem não tem um quarto exclusivo para isso.

O planejamento do espaço

Quem não possui um cômodo exclusivo para o home office, pode aproveitar ambientes tranquilos ou pouco utilizados na residência, como espaços debaixo de escadas, varandas e até um cantinho do quarto. É importante que seja um ambiente sem muito movimento – um corredor, por exemplo, não é uma opção – para que não haja perda de concentração.

Móveis

A mesa não é um elemento obrigatório. Você pode utilizar um aparador ou bancada, desde que tenha a altura mínimo de 75 cm e profundidade de 55 cm. Em espaços muito pequenos, uma marcenaria sob medida é uma opção que vai economizar muita dor de cabeça. A cadeira deve ser ergonômica, com ajustes de altura, encosto e assento acolchoado.

Escolha das cores

Apesar de ser uma escolha pessoal, leve em conta a cromoterapia do ambiente. Verde e azul ajudam na concentração e trazem tranquilidade. Abuse da cor nas paredes. Já os tons de amarelo e laranja estimulam a criatividade, o que funciona bem em acessórios.

Tudo no lugar

Invista em prateleiras, gavetas e armários compactos para deixar tudo organizado. Caixas coloridas, empilhadas, podem se tornar arquivos e criar um visual mais descolado.

Iluminação

escritório em casa

Aproveite a luz natural de janelas pelo maior tempo possível. Quando a luz artificial for necessária, invista em lâmpadas de LED com luz branca. Luminárias de mesa e pontos de luz direta no teto auxiliam bastante a funcionalidade do home office.

Por fim, um toque pessoal

Para se sentir confortável no seu home office, abuse de objetos pessoais que evidenciem sua personalidade como objetivos, miniaturas de personagens, porta-retratos e quadros.