Como você responderia essa pergunta? Iniciar uma obra já é uma dor de cabeça. Pensar nos gastos só intensifica essa ansiedade que antecede a entrega. Mas nem sempre precisa ser assim. Sabemos que obras são famosas pelos imprevistos – que representam mais e mais gastos – mas é possível sim controlar isso.

Com planejamento e dedicação ao cumprimento do cronograma – com uma dose extra de paciência no acompanhamento dos detalhes – você pode economizar na reforma e garantir mais tranquilidade no andamento da obra.

Como se planejar para não gastar muito na obra?

Parece óbvio, mas o planejamento pega muita gente de surpresa. Não basta definir um orçamento total e deixar o restante do trabalho para o empreiteiro. Uma boa dica é contar com a expertise de um arquiteto ou designer, que serão os olhos, ouvidos e a consciência dos proprietários durante toda a obra. Com esse profissional, você consegue “abrir o jogo” do que espera e ele tem a capacitação necessária para buscar alternativas mais econômicas, sem prejudicar a qualidade do serviço.

planejamento da reforma da casa

Também é preciso levar em conta a previsão de duração – os dias, semanas e até meses “extras” costumam ser os mais responsáveis pelos gastos com mão de obra – e um cronograma de como será cada etapa. Assim, fica mais fácil não se perder no que está acontecendo naquele momento.

Para os imprevistos que falamos mais acima, defina uma quantia e se agarre a ela. Caso haja gastos que extrapolam, revise o restante do cronograma e veja no que é possível economizar para recuperar o valor investido.

Todo o material deve estar descrito em uma planilha, com seu valor e quantidade. Mesmo que pareça um gasto irrisório, de poucos reais, é fundamental que ele conste no planejamento.

Mão de obra especializada

Você vai economizar muita dor de cabeça se escolher corretamente os fornecedores e a mão de obra. A confiança deve ser estabelecida desde o início, com profissionais de boas referências e fornecedores sem pendências no mercado.

mão de obra reforma casa

Pense a longo prazo

Na hora de reformar ou construir qualquer coisa, uma dica preciosa é pensar na economia e na valorização a longo prazo. Dependendo do ambiente, gastar mais nem sempre é sinônimo de investimento desnecessário, especialmente quando falamos de soluções inteligentes e sustentáveis, como um sistema de reaproveitamento da água da chuva e placas solares.

Apesar de parecerem custosos à obra, são elementos que agregam valor ao projeto. A natureza e o seu bolso agradecem!

Gostou das dicas? Compartilhe com seus amigos e deixe seu feedback nos comentários!