A varanda gourmet é um desejo cada vez mais comum para quem busca lazer e conforto nos novos projetos de apartamentos. Os espaços com churrasqueiras e mobiliário moderno promovem uma atmosfera de bem estar, tornando-se extensões da sala e ambientes próprios para receber os amigos.

Dicas de decoração varanda gourmet

Para isso, a decoração do ambiente deve levar em conta a funcionalidade e o estilo de vida da família. Assim é possível aproveitar esse espaço charmoso não só em datas especiais, mas diariamente para relaxar. Com isso, a melhor pedida é apostar em soluções multifuncionais. Vamos conferir como?

5 dicas para a decoração da varanda gourmet

Já começamos com uma ótima notícia! As lojas de decoração atualmente já apresentam muitas opções de mobiliário e eletrodomésticos especialmente pensados para a varanda gourmet. O que vai mudar é a estratégia, de acordo com o tamanho da varanda, se ela é fechada ou aberta, etc. Por isso, uma boa ideia é contar com a orientação de um profissional, como arquiteto ou designer de interiores.

Varanda Gourmet em Santos

1 – Escolha dos materiais

Esse é o ponto de partida para garantir qualidade e longevidade do mobiliário. Mesmo coberta, a varanda gourmet é exposta a luminosidade natural. E os raios solares podem estragar alguns tipos de materiais, por isso é imprescindível optar por móveis de madeira revestidos, inox e alumínio.

2 – Iluminação artificial

Para a varanda gourmet ser um espaço confortável durante a noite também, o projeto de iluminação é o segundo passo mais importante. Dependendo do tamanho do espaço, é possível investir em pendentes modernos, arandelas ou luminárias embutidas. Para um maior conforto térmico, prefira lâmpadas frias, como o LED. Além de não esquentar, esse tipo de lâmpada também apresenta melhor custo-benefício a longo prazo, com economia de energia.

3 – Mobiliário multitarefas

Após levar em conta o material dos móveis, chegou a hora de pensar na funcionalidade. Além da questão estética – que deve ser levada em conta na varanda gourmet, se o objetivo é receber – o mobiliário deve ser multitarefas. Então, aposte em muitos compartimentos e gaveteiros, para ter espaço para armazenar pratos, copos, talheres, tábuas e outros utensílios para a churrasqueira, por exemplo.

Por isso, os móveis planejados também saem na frente nessa área da casa. Com eles, você consegue aproveitar o espaço vertical. Também invista em nichos e prateleiras, além de detalhes charmosos na decoração como quadrinhos personalizados, panelinhas e tábuas penduradas. Abuse da criatividade!

Para sentar, quem tem um amplo espaço pode investir em mesa e cadeiras. Mas, considere isso com cuidado, para não perder a circulação. Lembre-se que não é preciso transformar o ambiente em uma segunda sala de jantar. Então, soluções mais modernas como mesas bistrô, balcão ou apenas cadeiras, bancos e pufes confortáveis, com mesinhas laterais de apoio, podem se tornar mais atrativas.

4 – Churrasqueira e eletrodomésticos

Indispensáveis para criar uma varanda gourmet completa! A churrasqueira já é uma realidade na maioria das varandas brasileiras, mas considere os modelos mais compactos e elétricos, para ganhar em charme, funcionalidade e segurança. Há opções cada vez mais modernas!

Varandas Gourmet com RGL Imóveis

Além dela, outros eletrodomésticos são opções versáteis para a varanda gourmet, como a adega climatizada e o frigobar. Também não esqueça do exaustor, para evitar a propagação da fumaça.

5 – Plantas são bem vindas

Nossa última dica é a decoração com plantas, que trazem mais vida para o ambiente. Vasinhos e jardineiras, posicionadas de forma vertical ou suspensos no teto, são puro charme! Outra dica é investir em uma pequena horta, com temperos frescos. O aroma é espetacular!

Fotos do blog vivadecora