Está planejando uma mudança? É hora de pensar em como desmontar e embalar corretamente os móveis e outras objetos para preservar as peças e ter facilidade na montagem na casa nova.

Para isso, o planejamento é fundamental. O primeiro passo é verificar uma empresa de confiança para fazer o transporte de toda a mudança e contratar um montador de imóveis, que vai ajudar a família a desmontar e montar novamente as peças, sem avarias.

Quer mais dicas? Preparamos um guia completo para você encher caixas e mais caixas com informação e a certeza de uma mudança sem surpresas desagradáveis.

Roupas

Se a família tiver um bom número de malas, uma boa dica é utilizá-las para armazenar as roupas na mudança. Mas caixas de papelão ou de plástico também podem cumprir esse papel, especialmente quando pensamos em peças mais pesadas como calças e casacos. O ideal é separar as peças por membro da família, para facilitar a arrumação após a mudança. E se houver a possibilidade de deixar tudo em seu cabide original, melhor ainda.

Fotos, documentos e livros

Tudo o que for papel pode ser separado em caixas, organizadas de acordo com o ambiente da casa. Documentos devem ser separados em pastas com divisórias, para que não se percam. Quem tem uma grande quantidade de livros, pode guardá-los da forma como estavam nas estantes (se eram separados por gênero, por exemplo), para facilitar a organização.

Eletrônicos e eletrodomésticos

Exigem atenção extra para não sofrerem nenhum tipo de avaria. É hora do plástico bolha entrar em ação, para embalar eletrônicos que sejam sensíveis, como notebooks, videogames, secadores de cabelo, barbeadores, aparelhos de DVD, televisores, etc. Coloque-os dentro de caixas e escreva de forma destacada que são produtos frágeis.

O mesmo vale para os eletrodomésticos, inclusive os maiores, como geladeiras e fogão, que costumam ser arranhados com facilidade em mudanças. Fios e cabos devem ser cuidadosamente embalados e afixados em cada peça, para que não se percam.

Louças e objetivos frágeis

Tudo o que quebra exige ainda mais cuidado! Louças, vasos e objetos de decoração também devem ser embalados em plástico bolha. E não economize! Quanto mais embrulhados, menor o risco de quebra, mesmo que isso signifique um volume maior nas caixas, que devem levar a inscrição “frágil”, em todos os lados.

Móveis

A última etapa dessa primeira fase da mudança é desmontar os móveis. Como dissemos no início, um montador especializado é a melhor pedida para a função. Ele irá desmontar tudo com o cuidado de marcar as peças (normalmente com números), guardar parafusos, dobradiças e puxadores, entre outros detalhes que podem passar despercebidos para quem não tem experiência com isso.

Gostou das nossas dicas? Compartilhe com os familiares e amigos!